Mais importante que conhecer e usar ferramentas digitais, é adaptar a pedagogia e o conteúdo aos recursos tecnológicos. Se você pensa que isso vai passar, e logo tudo voltará ao normal, e as pessoas voltarão a fazer o que faziam antes do isolamento...
Bem, talvez você não esteja acompanhando a tendência por trás dos fatos. Não uma nova, mas a de algumas décadas. Na verdade, a pandemia apenas acelerou o que pesquisadores já apontavam como tendência do futuro. O uso de recursos tecnológicos nos atendimentos, nos negócios, na educação, nos relacionamentos, nas finanças, na logística e na comunicação, chegou para ficar. E esse processo é irreversível. Veja alguns exemplos.
Ohome office não é mais uma tendência. É uma realidade. O uso de recursos audiovisuais não é mais um diferencial. E sim um requisito. Inovar agora é uma questão de vida ou morte para as empresas, instituições e empreendedorismo, onde todos precisam repensar seus conceitos sobre o uso da tecnologia nos meios de comunicação, armazenamento e compartilhamento de dados, treinamento de pessoal, logística, design do produto e posicionamento de marca.
Estamos na era do trabalhador de conhecimento. Criar, produzir e vender conteúdo ouinfoprodutosnão será uma tarefa muito fácil visto que todo mundo atualmente tem condição de produzir conteúdo nos milhares de meios digitais. Qualquer pessoa da noite para o dia pode sair do anonimato para o estrelato virtual. O problema é que a velha técnica de marketing conhecida como funil de vendas, já não convence mais com seus jargões, fórmulas de lançamento e promessas miraculosas. Seu legado foi um mercado viciado na amostra grátis. São tantos mentores e conteúdos gratuitos que no final você nem precisa mais comprar os produtos. A tendência, é tudo isso ficar de graça na internet.
A boa notícia, é que você ainda pode aprender as novas tecnologias para se preparar para o mundo pós-pandemia. Mas cuidado para não exagerar na busca exagerada por conhecimento. Tente pesquisar por ferramentas e recursos que atendam ao seu negócio ou produto. Veja alguns recursos a seguir.
✔️ visual thinking, metodologias ágeis, cultura maker, gamificação, design thinking, storytelling, sala invertida, etc...
PLATAFORMAS E FERRAMENTAS:
✔️ Zoom, Meet, Teams, YouTube, Google Classroom, Google Sites, Edpuzzle, Instagram, StreamYard, Canva, Movavi, PowerDirector, Spotify, Netflix, Whatsapp, Telegram, etc...
Quais destes recursos você conhece ou já usa?
Elaboramos uma pesquisa para ajudar a mensurar o quanto você usa a tecnologia em seu trabalho, estudo ou hobby. Para participar, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais...
QI (Quociente de Inteligência) e QIE (Quociente de Inteligência Emocional) são conceitos amplamente difundidos e você provavelmente já se pegou pensando sobre a importância dessas duas inteligências para o seu sucesso profissional. Mas a verdade é que outro elemento entrou nessa equação recentemente e precisa ser levado em consideração por quem deseja se manter relevante em um mercado cada vez mais centrado na tecnologia: é a chamada Inteligência Digital...
A aliança entre tecnologia e processo educativo é pauta de debate entre pedagogos, licenciados e outros profissionais da Educação preocupados em acompanhar a evolução da sociedade.
A exemplo do que acontece com a indústria e a saúde, os efeitos da quarta revolução industrial no ensino deram origem ao que chamamos Educação 4.0, ou seja, uma mescla dos avanços tecnológicos com as tradicionais metodologias educacionais.
A aliança entre tecnologia e processo educativo é pauta de debate entre pedagogos, licenciados e outros profissionais da Educação preocupados em acompanhar a evolução da sociedade.
A exemplo do que acontece com a indústria e a saúde, os efeitos da quarta revolução industrial no ensino deram origem ao que chamamos Educação 4.0, ou seja, uma mescla dos avanços tecnológicos com as tradicionais metodologias educacionais.
Seja você um novato ou designer instrucional (ID) com grande experiência, você precisa de ferramentas de e-learning que te ajudem na produção dos seus cursos. Fizemos uma lista dos melhores recursos e softwares de design instrucional, organizados por categorias. Confira a nossa lista!
Se gostou do artigo compartilhe com outras pessoas.
SOBRE O AUTOR:
Edson S. Lima fundador da startup Escola Sem Fronteiras, é Graduado em Gestão de Pessoas, Consultor e Analista Comportamental, Master Coach Trainer, Empreendedor Educacional, Educador Digital, Designer Gráfico e Especializado em Educação Transformadora pela PUC-RS, coautor do livro Coaching Gerando Transformações e Produtor e Editor de Conteúdo Digital.